domingo, 13 de maio de 2012

MÃES


Hoje é dia das mães, né?. Então, hoje continua sendo dia das mulheres!
E é por isso que homens gostam tanto de mulheres.
O mundo é das mulheres! O mundo está enfestado de habitantes. São quantos bilhões mesmo? Os estudiosos especulam que em 2050 teremos uma população beirando aos 9 bilhões. Se isso acontecer, a única razão que justifica, para mim, é que existe útero. Por isso também que a Terra com Pachamama. Por isso criamos o conceito da Deusa da Fertilidade. E seu símbolo é uma mulher nua, voluptuosa, de seios desnudos.
Minha opinião é de que o mundo deveria ser governado por mulheres. Por que?
Por que eu acho que o mundo não teria guerras.
Acredito que uma mãe jamais enviaria seu filho à morte.

Preciso confessar uma coisa: Minha mãe me trata com desprezo. E não estou triste com isso! Durante muito tempo carreguei essa dor. Mas ultimamente, depois de algumas conversas com a Morte, que é a mãe de todos nós, aprendi certas lições. Então não estou triste. Sequer tenho motivos para perdoá-la.
Tenho um irmão de quase 50 anos nas costas que trata minha mãe da maneira mais desrespeitosa que se possa imaginar. Já presenciei esse irmão falando horrores com minha mama. Em duas ocasiões fui defendê-la das blasfêmias que ele destilava impiedosamente sobre ela. Vou poupar a você, caro leitor, desses horrores porque a vida já tem desgraça demais. E quando fui adverti-lo, quase lhe enfiando a mão na cara, minha mãe me expulsou de casa por duas vezes. Na verdade, minha mãe me expulsou de casa muito cedo. Aos 21 anos saí da barra da saia da mamãe. E foi aos 21 anos que conheci o mar! Fui passar uma temporada no Recife. Mas esta é uma outra história.

Vejo minha mãe como um tigresa. Pariu seus filhotes, amamentou por alguns meses. Ensinou-lhes, através daquelas brigas entre os irmãos, que a vida é uma batalha. Ela cuida durante certo tempo. Depois chega a hora em que ela mesma mostra ao filhote que ele já não é mais filhote. Chega até a expulsá-lo. No momento inicial da ruptura, ele não entende. Sofre. Ela o enxota, ele quer voltar. Mas a postura dela é firme: _ Filho, eu te amo, mas você já cresceu. Já tem músculos, seus dentes estão afiados. Está na hora de você fazer sua própria caça.

Mãe, eu entendo sua superproteção com o João. A Senhora o pariu sozinha. Foi o único dos nove filhos que nasceu assim. Meu Deus, que experiência louca essa! Ele acha que não cresceu. Ele a manipula e você parece acreditar nele. Eu acho mesmo que você está grávida é de misericórdia. Uma gestação que não vai lhe sair do útero porque é seu coração que está grávido de misericórdia. E a bolsa só vai romper e esse filho vai nascer no dia em que a Senhora morrer. Foi o Espírito de Deus que lançou esse sêmen no seu coração. E se você, mãe, morrer antes do João, ele vai estar fudido. Eu falo que dele não cuidarei. Mas não sei se tenho coragem porque vou me lembrar de você.

Atenção, meninas!

Homens gostam de mulheres
Menino gosta de menina
Pênis gosta de vagina

Então, tenham um pouco de paciência com os homens. Vocês afirmam que homem só pensa com a cabeça de baixo. Vou dizer-lhes uma coisa. Se pênis falasse, a moral seria outra. Homens pensam muito com a cabeça de baixo. Eu penso todos os dias. Vocês dizem que a gente só pensa em sexo, que a gente se aproxima de uma mulher só por causa de sexo. É inevitável isso porque a porta de entrada de um homem no mundo é uma vagina. Vocês  vão afirmar que também passaram por uma vagina, eu sei. No entanto, vocês não têm pinto. Pinto é uma de-formação de um clitóris. Pinto é um câncer. São as células que cresceram descontroladamente. Por isso mulheres deixam homens desconcertados. Mulheres fazem homens sentir dores. Torcicolo e dor de coração. Mulher faz homem se transformar em menino, feito bebê chorão. Muitos afirmam que o clitóris é um pinto atrofiado. Há sempre uma teoria  querendo diminuir as mulheres. Há sempre uma convenção social querendo apequenar as mulheres e muitas engolem, até mesmo inconscientemente, essa balela. Dizem que é feio uma mulher mais alta que o seu parceiro. Para mim, essa convenção nasce do machismo que dominou o mundo por milênios. Os caras chegaram a afirmar em algum tempo perdido na história que mulheres não tinham alma. Graças a Deus que as coisas estão mudando. Idiotice se pensar que é só mulher que tem que ir pra cozinha todos os dias, lavar, passar, fazer faxina, enquanto o babaca fica com a bunda na poltrona assistindo futebol, saindo com os amigos, traindo suas mulheres. Enfim esse tipo de reclamação recorrente das mulheres sobre comportamentos viciados dos homens, deixo claro. Por razões dessa natureza é que casamentos não sobrevivem. Por isso que morar junto é um perigo. Outro absurdo, e o maior deles, é terem denominado o Espírito Sagrado com um nome masculino: Deus. Por que não Deusa? Sendo que o livro sagrado afirma que Ele é Espírito. Sendo Espírito, não tem sexo.

Gravidez, parto! É para mim o maior milagre da vida. Ser mãe é o maior milagre do mundo. Por isso o Verbo se fez carne e nasceu atráves de uma mulher. Se é mito ou verdade, para mim não muda nada. Continua sendo um milagre um Cristo nascer de uma Virgem Maria. Porque, creio, Ele-Ela, Deus-Deusa quer nos mostrar que viver é um milagre. Você pode imaginar a grandeza que é um Deus desejar passar por uma vagina? Acho que Jesus se fez homem para também, entre tantas coisas que ele nos ensina, ter um encontro com aquela mulher samaritana. A moça do poço. Uma experiência libertadora das mulheres do jugo e preconceito masculinos.Nasceu de Maria para salvar outra Maria, aquela, a Madalena, a puta, que seria apedrejada se Ele não estivesse ali na hora H.

Essa força poderosa levou gente a criar teorias! O Complexo de Édipo, por exemplo. Maluquice um cara achar que eu carrego traços de querer transar com minha própria mãe. Eu vazaria os próprios olhos com um punhal. E se o fizesse, eu retiraria o direito de ver a vida a partir de mim mesmo.
Gravidez e parto são experiências, além de maravilhosas, traumáticas. É muita violência. A moça linda se deforma, engorda, tem náuseas, tem desejos malucos. Se olha sozinha no espelho. Chora, pergunta para a outra do outro lado do espelho se ele vai continuar a amando, se vai continuar a ser atraente, se deprime. O filho nasce e tem mulher que até quer matá-lo. Será que a gente não pode entender que nascimento é um rasgo? Os seios murcham, os seios caem para que homens se levantem na vida. E ainda tem filho da puta que, depois da gravidez de sua esposa, a despreza. Enquanto ela amamenta seu filho, o frouxo não está ao seu lado, tá lá do outro, na frente do computador buscando outra mulher mais bonita. Por que se casou então? Deveria tirar o bundão da poltrona, trabalhar mais e comprar uma plástica pra ela, fazer de tudo pra deixá-la gostosona. Por essas e outras é que homem tem que ser chifrado. É chifre porque não passam de touros reprodutores abestalhados. Fiquei impressionado quando vi um touro certa vez. Eu morava na Colômbia. O bicho era enorme, musculoso. Mas estava quietinho junto a cerca da fazenda porque estava preso simplesmente com uma argola no nariz. Por isso mulheres, homens são afrescalhados quando o assunto é dor. Eles não sabem o que é dor.

Eu saí de casa aos 21 anos. Meu irmão Carlos saiu bem antes. Aos 3 anos de idade o menino saiu um dia peladinho e desapareceu. Ainda me lembro desse dia. Ainda me lembro do desespero da minha mãe. Ele já manifestava, ainda que inconscientemente, o desejo de ser homem, ser ele mesmo. Recebeu o apelido de Zé Poeira porque era um "cão sem dono, um trem sem sono, atravessando a noite no sertão". Se auto-proclamava Zé Pequeno. Não quis estudar. Trabalhava desde os quatorze anos de idade. Lembro-me do seu primeiro emprego. Ele era soldador de esculturas. Ainda me lembro do Charles Chaplim moldado por ele. Construiu uma carreira profissional. Desejou e tornou-se Cabeleireiro porque ele afirmava que seu desejo era fazer algo na vida em que pudesse usar as próprias mãos. Colocou a mão na cabeça de governantes a gente simples, até a mão na cabeça de quem não merecia. Um excelente cabeleireiro, um puta cara. Morreu jovem porque se tornou homem muito cedo. Foi intenso demais, precoce demais. Ainda recentemente brinquei com ele dizendo que ele não estudou, não porque não quis, mas porque não precisava. Ele já sabia muita coisa de si e muita coisa da vida.

Minha mãe me desprezou, minha mãe desprezou o Carlos. Mulheres que amei já me desprezaram. E me desprezaram porque me queriam ser mãe. E mãe eu só tenho uma. Se queriam que eu assumisse postura de homem, que não me tratassem como menino porque eu detesto ser controlado. E hoje, por isso, agradeço-lhes o desprezo. Eu sobrevivi ao desprezo de minha  própria mãe. Não sofro mais Complexo de Édipo.

Mãe, não é desprezo não. Carlos, não é desprezo não. É a força da vida que nos empurra a fazer a trilha menos percorrida. Chega o dia em que todo homem precisa descobrir que será gerado de dentro de suas próprias entranhas. "Abandonar" depois de ele estar pronto para seguir seus passos é amá-lo. É não privar o filhote de águia de alçar seu vôo de liberdade. E você, mano, descobriu em vida seu voo de Fernão Capelo Gaivota.

É triste e belo ao mesmo tempo ver uma mãe Tigre enxotar seu filho para ser um caçador. Um caçador de si mesmo. Mas é necessário.

Mãe, eu te amo!
Carlos, eu te amo!

Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá chupeta
Dá chupeta
Dá chupeta pra o bebê não chorar